você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - AUXINAS

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - AUXINAS

Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Auxinas

Para que ocorra o crescimento vegetal, as plantas utilizam fitohormônios, que são substâncias que atuam ligando-se em suas respectivas proteínas receptoras, desencadeando respostas internas relacionadas ao desenvolvimento vegetal. Dentre os fitohormônios vegetais, as auxinas destacam-se por atuarem em diversos processos fisiológicos importantes, ressaltando seu papel na divisão e no alongamento celular, aumento na produção das raízes laterais, bem como no estímulo na produção das gemas apicais (dominância apical).               
                   
A biossíntese deste fitohormônio é estimulada por genes da família YUC, sendo produzido principalmente pela rota metabólica denominada de ácido xiquímico, onde ocorre primeiramente a síntese do aminoácido triptofano pela enzima Triptofano Sintase, a qual contém o elemento Zinco como cofator em sua estrutura, logo em seguida, o triptofano é transformado enzimaticamente em Auxina. 

Após ser produzido, este fitohormônio liga-se no seu receptor transmembranar TIR1 (Transport Inhibitor Response), posteriormente em ABP1 (Auxin Binding Proteín 1) e por fim em ARFs (Auxin Response Factors), conferindo assim, as respostas fisiológicas deste fitohormônio. O receptor inicial das auxinas TIR1, contém o aminoácido tirosina onde grupos fosfato se ligam, permitindo assim com que as respostas deste fitohormônio cheguem até o núcleo onde localizam-se os genes relacionados com às respostas deste fitohormônio.
                                                                                
A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo, englobando os nutrientes necessários às reações enzimáticas à biossíntese de hormônios, além de possuir bioestimulantes e aminoácidos solúveis e assimiláveis em seus produtos, aumentando o potencial nutricional e metabólico das plantas.

Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para sua cultura.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal
         

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces