junho 2021
Conteúdo Técnico
A Mágica Fotossintética - Como a luz solar se transforma em açúcar?
Compartilhe essa matéria:
A fotossíntese é um processo complexo que passa por diversas etapas. Este processo permite o crescimento e desenvolvimento dos organismos que o realizam.
Porém, algo que às vezes esquecemos é que este processo permite com que existam organismos aeróbicos, ou seja, só estamos aqui hoje devido à existência do processo fotossintético.
Não seria exagero dizer que a fotossíntese moldou a maneira com que a atual vida na terra se apresenta, pois além da comida que comemos ser direta ou indiretamente relacionada com a fotossíntese, o oxigênio que respiramos é oriundo deste processo, o qual é realizado por plantas terrestres e por algas, fitoplânctons e cianobactérias encontrados no mar.
A seguir tentaremos resumidamente simplificar este processo decisivo para a vida na terra.
Uma parte da energia que vem da luz solar é captada por meio de proteínas especializadas, denominadas de Clorofila A e Clorofila B, bem como os carotenóides, que podem ser considerados ajudantes das clorofilas, pois repassam energia que chega neles para as clorofilas e também auxiliam a dissipar o excesso de energia, protegendo assim as estruturas fotossintéticas de danos.
As moléculas de clorofila ficam “excitadas” com a luz do sol, fazendo com que seus elétrons fiquem saltitantes e pulem para fora da molécula para serem repassados adiante por meio de outras proteínas através de reações químicas denominadas de oxidação e redução.
Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal
A intenção desta transferência de energia em forma de elétrons é formar compostos químicos específicos, denominados de ATP e NADPH, que vão atuar como um carregador de bateria de celular, fornecendo energia para absorver o CO2 presente no ar, o qual vai ser “encaixado” em uma outra molécula por meio de uma enzima denominada Rubisco, formando o açúcar.
Nas estruturas que compõem o processo fotossintético, há a presença de diversos nutrientes metálicos como manganês, magnésio, ferro e cobre, bem como outros nutrientes como nitrogênio, fósforo dentre outros também participam abundantemente do processo.
A Biosul Fertilizantes possui diversas formulações de fertilizantes, podendo ser encontrados todos os macro e micronutrientes em seu portfólio em diversas concentrações, além de produtos com a adição de bioestimulantes, potencializando ainda mais o processo fotossintético.
Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.
Leia também