você está em: Inicial | Canal Agro | Alto desempenho para lavoura: Como mantê-lo?

janeiro 2021 Geral

Alto desempenho para lavoura: Como mantê-lo?

Manter o alto desempenho para lavoura não é simples. No entanto, com um bom planejamento é possível atingir e se manter nessa alta performance.

Alto desempenho para lavoura: planejamento e cuidados

De tempos em tempos é necessário revisar o planejamento da lavoura, visando que o solo tenha todos os nutrientes necessários para manter o alto rendimento dos cultivos.

Isso significa não só adotar os cuidados com relação à escolha das sementes e fertilizantes, como também planejar o que será cultivado em cada safra.

De modo que, a rotação de cultivos permita o melhoramento da qualidade de seu solo. Para que a terra não sofra com esgotamento de nutrientes, ocasionando a perda de desempenho da lavoura.

É importante que todo o processo de planejamento de cultivos considere as necessidades de seu solo e o objetivo da manutenção de um alto desempenho na lavoura.

Dessa forma, os cuidados diários auxiliam na manutenção de cultivos de alto rendimento. Permitindo que a lavoura seja lucrativa. Algumas dicas podem auxiliar em seu planejamento, confira quais são elas!.

1 - Escolha boas sementes

É impossível ter um cultivo de alto desempenho sem boas sementes. Por melhores que estejam as condições de seu solo, a semente fará toda a diferença.

Portanto, na hora de negociar sementes, não se atente somente ao preço. Averigue a qualidade do produto que está comprando. Dessa forma, poderá economizar por não desperdiçar seu dinheiro com a compra de sementes de baixa procedência.

2 - Invista em análise de solo

Frequentemente são usados fertilizantes desnecessários no cultivo, gerando perda de lucratividade.

Isso ocorre devido ao fato de não existir um investimento em análise de solo. Ocasionando o desperdício na compra de fertilizantes inadequados para a necessidade de sua safra.

É indispensável conhecer as propriedades de seu solo antes de fazer uma fertilização. Somente dessa forma, é possível fertilizar aproveitando ao máximo os efeitos dos fertilizantes adequados.

Além disso, é importante que os fertilizantes usados sejam confiáveis e pensados justamente para atingir o tão desejado alto desempenho.

3 - Conte com bons profissionais

Durante todo o processo de planejamento para o alto desempenho da lavoura, conte com bons profissionais!

É impossível atingir um resultado acima da média, sem que bons profissionais estejam envolvidos no processo. Todo o manejo precisa ser feito por pessoas especializadas.

Dessa forma, será natural atingir um alto rendimento e tornar o cultivo muito mais lucrativo. Vale lembrar que, além de serem qualificados, seus profissionais também devem ser comprometidos com os resultados que desejam obter.

4 - Padronize processos

É importante que seus profissionais adotem padrões de trabalho, que sirvam para orientar boas práticas na lavoura. De forma que, todos atuem em conjunto para atingir o alto desempenho desejado. 

Uma padronização de processos auxilia a evitar atrasos e erros no plantio. Além de otimizar a produção da lavoura como um todo, é positivo também para saber quais são os pontos que podem ser melhorados na próxima safra.

Afinal, relatórios e informações colhidas durante o processo de plantio, colheita, adubação e demais etapas de cuidados com a lavoura são importantes para evitar cometer erros repetitivamente. Esses dados te auxiliam a chegar no mais alto padrão de desempenho.

5 - Faça um bom controle financeiro

É impossível saber se houve de fato um alto desempenho para lavoura, sem um bom controle financeiro.

Ter controle financeiro não significa deixar de investir em bons insumos. Apenas significa acompanhar quais foram os custos desde a compra de materiais, pagamento de colaboradores e demais custos até o fim da colheita.

De modo que, possa ser acompanhado quais foram os resultados obtidos, se houve lucro e quais são as ações que podem ser melhoradas no próximo cultivo.

Sem esse acompanhamento, as decisões tomadas acabam tendo uma grande margem de erro. Podendo desencadear perdas financeiras significativas.

Tenha parceiros que entendem de alto desempenho para lavoura

Quem deseja atingir e se manter em mais alto desempenho para lavoura, deve saber a importância de boas parcerias.

A Biosul pode auxiliar sua lavoura a atingir os melhores resultados dos últimos anos, oferecendo insumos de qualidade para que a sua lucratividade seja elevada a cada colheita.

Conte com nossos profissionais para esclarecer dúvidas e adquirir os melhores materiais para auxiliar a obter os resultados que foram planejados para sua próxima safra.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces