você está em: Inicial | Canal Agro | Aprenda como fazer projetos para financiar a lavoura

outubro 2020 Conteúdo Técnico

Aprenda como fazer projetos para financiar a lavoura

Você sabe como fazer projetos para financiar a lavoura? Um projeto bem elaborado, pode te auxiliar a obter resultados financeiros surpreendentes.

Atualmente, o Brasil conta com diferentes modalidades de crédito disponíveis no mercado financeiro.

Muitas dessas opções, são incentivadas pelo Governo e por isso, contam com juros menores que as taxas habituais do mercado.

Mas para obter acesso aos empréstimos com taxas mais acessíveis, é preciso elaborar um projeto de crédito rural. De modo que você comprove a viabilidade deste investimento.

O que é um projeto de financiamento da lavoura?

Um projeto de financiamento da lavoura é basicamente um documento, onde estão descritas todas as informações detalhadas sobre a propriedade.

Como por exemplo, a quantidade de colaboradores que trabalham na lavoura, o tamanho da área disponível e outros detalhes relevantes.

Dentro do projeto, estão descritos quais são as motivações para procurar um financiamento.

Além disso, é preciso disponibilizar algumas informações para que os órgãos governamentais possam estudar o seu pedido. Confira quais dados incluir em seu projeto.

Motivação para a solicitação do financiamento

Em seu projeto para financiar a lavoura, é preciso descrever os motivos pelos quais seu financiamento está sendo solicitado.

Ou seja, você deve descrever como irá usar o dinheiro em sua lavoura. O pedido pode ser para diferentes etapas da produção e comercialização de produtos agropecuários, como:
 
  • Melhorar sua capacidade de armazenamento;

  • Industrialização dos produtos agropecuários;

  • Beneficiamento dos produtos;

  • Modernização dos gêneros agrícolas.

Seja qual for a motivação para a solicitação de empréstimo, é importante que ela esteja descrita em seu projeto.

Localização da propriedade

É preciso informar a localização da propriedade que receberá os investimentos de seu financiamento. Isso pode ser feito por meio da escritura de seu imóvel.

Comprovar a capacidade de pagamento do financiamento

Nessa parte do projeto, é preciso apresentar comprovantes de rendimento da atividade que você exerce.

Também é interessante anexar o valor de seu patrimônio. Dessa forma, você consegue comprovar que é uma pessoa com capacidade de pagar as parcelas do empréstimo que obteve.

Como elaborar um projeto para financiar a lavoura?

Quando o objetivo é fazer um projeto de crédito rural, o ideal é que o documento seja desenvolvido por um especialista.

Uma vez que, o profissional poderá orientar o produtor rural com relação aos documentos necessários para desenvolver o projeto.

O ideal é que, antes de qualquer coisa o produtor procure um agente financeiro e verifique seu cadastro e limite de crédito.

Quem tem o “nome sujo”, pode ter dificuldade de ter acesso a qualquer linha de crédito. Afinal, o nome sujo comprova que a pessoa não paga as contas em dia.

Se o seu nome está limpo, contate a Emater. O técnico da instituição identifica qual é o tipo de crédito necessário e elabora o projeto.

Qual a importância de fazer financiamento da lavoura?

Com o financiamento da lavoura, é possível aumentar a sua renda. Tendo em vista que, o financiamento quando é bem utilizado, permite o crescimento de seu negócio.

Portanto, é interessante que fique claro a importância da responsabilidade no uso do dinheiro. Gerenciar de forma adequada o valor do empréstimo é fundamental.

Dessa forma, é possível fazer melhorias na propriedade e garantir que, a partir disso, a próxima safra seja a melhor de todos os tempos.

Existem diferentes linhas de financiamentos, para as diferentes necessidades de uma propriedade rural.

Seja a necessidade de plantar, modernizar a propriedade ou melhorar a estrutura, é preciso encontrar a linha de financiamento adequada.

Além de analisar se haverá realmente condições financeiras de crescer com o financiamento para que seja possível quitar a dívida.

Com os investimentos corretos em sua propriedade, é possível fazer desse investimento um impulsionador do crescimento de suas próximas safras.

Afinal, com melhor estrutura, é possível trabalhar e tornar o seu negócio muito mais rentável.

Portanto, um financiamento feito no momento certo, pode ser o que faltava para o crescimento da sua capacidade produtiva. O que potencializa seus ganhos ao longo dos próximos anos.

Reunir toda a documentação necessária para fazer o financiamento é tão importante quanto escolher insumos de qualidade para a lavoura.

E com relação aos insumos, você já sabe que pode sempre contar com a Biosul!

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces