Você sabe como fazer projetos para financiar a lavoura? Um projeto bem elaborado, pode te auxiliar a obter resultados financeiros surpreendentes.
Atualmente, o Brasil conta com diferentes modalidades de crédito disponíveis no mercado financeiro.
Muitas dessas opções, são incentivadas pelo Governo e por isso, contam com juros menores que as taxas habituais do mercado.
Mas para obter acesso aos empréstimos com taxas mais acessíveis, é preciso elaborar um projeto de crédito rural. De modo que você comprove a viabilidade deste investimento.
O que é um projeto de financiamento da lavoura?
Um projeto de financiamento da lavoura é basicamente um documento, onde estão descritas todas as informações detalhadas sobre a propriedade.
Como por exemplo, a quantidade de colaboradores que trabalham na lavoura, o tamanho da área disponível e outros detalhes relevantes.
Dentro do projeto, estão descritos quais são as motivações para procurar um financiamento.
Além disso, é preciso disponibilizar algumas informações para que os órgãos governamentais possam estudar o seu pedido. Confira quais dados incluir em seu projeto.
Motivação para a solicitação do financiamento
Em seu projeto para financiar a lavoura, é preciso descrever os motivos pelos quais seu financiamento está sendo solicitado.
Ou seja, você deve descrever como irá usar o dinheiro em sua lavoura. O pedido pode ser para diferentes etapas da produção e comercialização de produtos agropecuários, como:
- Melhorar sua capacidade de armazenamento;
- Industrialização dos produtos agropecuários;
- Beneficiamento dos produtos;
- Modernização dos gêneros agrícolas.
Seja qual for a motivação para a solicitação de empréstimo, é importante que ela esteja descrita em seu projeto.
Localização da propriedade
É preciso informar a localização da propriedade que receberá os investimentos de seu financiamento. Isso pode ser feito por meio da escritura de seu imóvel.
Comprovar a capacidade de pagamento do financiamento
Nessa parte do projeto, é preciso apresentar comprovantes de rendimento da atividade que você exerce.
Também é interessante anexar o valor de seu patrimônio. Dessa forma, você consegue comprovar que é uma pessoa com capacidade de pagar as parcelas do empréstimo que obteve.
Como elaborar um projeto para financiar a lavoura?
Quando o objetivo é fazer um projeto de crédito rural, o ideal é que o documento seja desenvolvido por um especialista.
Uma vez que, o profissional poderá orientar o produtor rural com relação aos documentos necessários para desenvolver o projeto.
O ideal é que, antes de qualquer coisa o produtor procure um agente financeiro e verifique seu cadastro e limite de crédito.
Quem tem o “nome sujo”, pode ter dificuldade de ter acesso a qualquer linha de crédito. Afinal, o nome sujo comprova que a pessoa não paga as contas em dia.
Se o seu nome está limpo, contate a Emater. O técnico da instituição identifica qual é o tipo de crédito necessário e elabora o projeto.
Qual a importância de fazer financiamento da lavoura?
Com o financiamento da lavoura, é possível aumentar a sua renda. Tendo em vista que, o financiamento quando é bem utilizado, permite o crescimento de seu negócio.
Portanto, é interessante que fique claro a importância da responsabilidade no uso do dinheiro. Gerenciar de forma adequada o valor do empréstimo é fundamental.
Dessa forma, é possível fazer melhorias na propriedade e garantir que, a partir disso, a próxima safra seja a melhor de todos os tempos.
Existem diferentes linhas de financiamentos, para as diferentes necessidades de uma propriedade rural.
Seja a necessidade de plantar, modernizar a propriedade ou melhorar a estrutura, é preciso encontrar a linha de financiamento adequada.
Além de analisar se haverá realmente condições financeiras de crescer com o financiamento para que seja possível quitar a dívida.
Com os investimentos corretos em sua propriedade, é possível fazer desse investimento um impulsionador do crescimento de suas próximas safras.
Afinal, com melhor estrutura, é possível trabalhar e tornar o seu negócio muito mais rentável.
Portanto, um financiamento feito no momento certo, pode ser o que faltava para o crescimento da sua capacidade
produtiva. O que potencializa seus ganhos ao longo dos próximos anos.
Reunir toda a documentação necessária para fazer o financiamento é tão importante quanto escolher insumos de qualidade para a lavoura.
E com relação aos insumos, você já sabe que pode sempre contar com a
Biosul!