você está em: Inicial | Canal Agro | Atividades biológicas de proteínas

setembro 2020 Conteúdo Técnico

Atividades biológicas de proteínas

Todos os processos metabólicos envolvem a participação das proteínas. Qualquer tipo de reação bioquímica dentro das células, necessariamente necessita o uso de proteínas.

Quando ocorre alguma mudança no ambiente (seja no clima ou na presença de alguma praga ou doença) no qual a planta está inserida, ocorrem alterações na expressão gênica, fazendo com que a planta esteja mais apta a adaptação a estes fenômenos.

Alterações na expressão gênica envolvem a biossíntese de proteínas de membrana, receptores (necessários para a entrada controlada de algumas substâncias dentro de uma célula) e enzimas.

Estes compostos são responsáveis pela produção de todos os complexos necessários para o crescimento, desenvolvimento e/ou resistência a estresses.

Por exemplo, o ácido Indolacético é um fito-hormônio responsável pelo desenvolvimento de raízes, alongamento das células, dentre outros processos, mas como isso ocorre?

Após este composto ser produzido em locais específicos nos tecidos vegetais, ele precisa ser transportado para outros órgãos da planta, e para que isso ocorra, ele precisa passar por membranas celulares, e nestas membranas estão proteínas receptoras específicas, onde este composto vai se encaixar e a partir daí, ocorrerá seu transporte e consequentemente as respostas fisiológicas relacionadas a este fito-hormônio.

As proteínas e enzimas são formadas por sequências interligadas de aminoácidos, diferindo entre sí na composição de aminoácidos, sequência, estrutura e peso molecular.

A Biosul Fertilizantes possui uma linha completa com produtos formulados com a adição de aminoácidos, bem como biestimulantes, consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces