setembro 2021
Conteúdo Técnico
Benefícios dos Resíduos da cana-de-açúcar: gerando biogás, que vira energia elétrica e combustível substituto do diesel
Compartilhe essa matéria:
Por ser o maior produtor de cana de açúcar do mundo, o Brasil tem conseguido promover feitos importantes para a sustentabilidade, ampliando o uso de fontes renováveis a partir de subprodutos da cana, para criar alternativas menos danosas ao meio ambiente.
A produção de cana de açúcar do Brasil chega a uma safra estimada em 628,1 mil toneladas, seguido da Índia e da China.
Como os resíduos da cana de açúcar contribuem para iniciativas sustentáveis?
O grande avanço que a produção de etanol para veículos leves gerou, promovendo uma diminuição muito significativa para a emissão de gases poluentes é realmente incrível.
Agora vemos que é possível avançar ainda mais! Incluindo nesse grupo os veículos pesados como ônibus e caminhões a partir da produção do bicombustível! Esse bicombustível é chamado de biometano e é originado da purificação do biogás. O biogás por sua vez é produzido a partir dos subprodutos da cana de açúcar (palha, bagaço, vinhaça e a torta de filtro).
Além da produção do biocombustível, é possível obter da queima do biogás a energia elétrica e da destilação do biogás é possível obter o gás natural!
É um avanço muito significativo que poderia auxiliar nos períodos de crise hídrica e energética do país, além disso, a energia que é obtida do biogás é uma energia que pode ser considerada limpa, pois é originada de matéria orgânica e com isso o CO2 emitido por ela pode ser absorvido pelas plantas.
Como é gerado o biogás a partir dos resíduos da cana de açúcar?
Como disse anteriormente, o biogás é gerado a partir de subprodutos da cana. São considerados os subprodutos da cana de açúcar: a palha compreendida pela parte aérea das plantas que é a folha, o bagaço que é o subproduto da moagem, a vinhaça que seria o líquido restante da destilação do caldo de cana e a torta de filtro que corresponde a parte sólida da filtração do caldo da cana.
Como o biogás pode virar energia elétrica?
Todos esses subprodutos (palha, bagaço, vinhaça e a torta de filtro) da cana juntos vão direto para os biodigestores, nesses biodigestores as bactérias transformam a matéria orgânica da cana em biogás.
A partir disso, o biogás produzido é levado por dutos até os motogeradores que o queimam e o transformam em energia limpa pronta para ser distribuída para as casas.
Os resíduos da cana podem ser armazenados em depósitos a fim de serem utilizados quando for necessário para produção do biogás que irá gerar a energia elétrica.
Como o bicombustível chamado de biometano é produzido?
O bicombustível chamado biometano é produzido a partir de uma purificação realizada no biogás. A partir da produção do biometano, o gás natural e o diesel podem ser parcialmente substituídos.
E qual a vantagem pode se obter disso? Em um percurso 1 km realizado por um veículo utilizando o diesel são emitidas 1,299mil gramas de dióxido de carbono equivalente, enquanto que com o biometano são emitidas apenas 72gCO2 eq.
A mecanização da colheita e o aumento no uso do diesel
O uso do diesel aumentou devido à mecanização da colheita da maioria das lavouras, pois a queima total da palha para colheita de cana foi proibida, evitando uma grande produção de poluentes.
Dessa forma, é possível substituir o diesel nas máquinas, com o uso do biometano, promovendo avanços para uma produção cada vez mais sustentável.
Essas novas tecnologias e alternativas sustentáveis irão contribuir para o desenvolvimento do país sem degradar ainda mais o meio ambiente, diminuindo a emissão de gases tóxicos na atmosfera provocando o efeito estufa.
Essas alternativas precisam ser divulgadas mais amplamente para que possam ser cada vez mais estimuladas e financiadas, pois trazem muitos benefícios. A partir dos resíduos é possível obter todas essas vantagens como o biocombustível, a energia elétrica limpa e o gás natural.
Dessa forma é possível, inclusive, que as indústrias se tornem mais autossustentáveis com a produção de energia elétrica e do próprio combustível que será utilizado nos maquinários.
Leia também