janeiro 2019
Conteúdo Técnico
COMO AS PLANTAS RESPIRAM?
Compartilhe essa matéria:
O processo respiratório das plantas envolve duas diferentes etapas:
o processo de formação de energia, denominado de respiração celular que ocorre dentro das mitocôndrias e a transpiração, que envolve a saída de água pelos estômatos por diferença de potencial da água, processo este regulado por ácido abscísico, malato, íons de potássio, sacarose, dentre outros fatores.
Quanto maior a temperatura, maior a respiração vegetal, resultando em elevado gasto energético em forma de ATP. Em relação à transpiração, em horas mais quentes do dia, as plantas fecham seus estômatos com o intuito de não perder uma quantidade significativa de água.
A respiração celular é oriunda da oxidação da glicose, e passa pels processos denominados de ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa respectivamente. Neste processo, além de ocorrer a formação de importantes compostos como NADH, FADH2, ácidos orgânicos e aminoácidos, a principal função é formar energia em forma de ATP, a qual será utilizada em diversas reações enzimáticas necessárias a sobrevivência vegetal.
Durante o ciclo de Krebs, o microelemento Manganês (Mn) é encontrado como cofator enzimático (Isocitrato Desidrogenase e Malato Desidrogenase), Já os elementos Ferro (Fe) e Enxofre (S) são utilizados na cadeia de transporte de elétrons durante a fosforilação oxidativa, que ocorre após o ciclo de Krebs, durante a formação de energia bioquímica (ATP).
A Biosul Fertilizantes contém diversos produtos que auxiliam nos processos respiratórios das plantas, fornecendo bioestimulantes, aminoácidos, bem como diversas formulações com macro e micronutrientes. Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.
Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal
Leia também