você está em: Inicial | Canal Agro | Como deve ser feita a análise foliar das plantas e análise química do solo

setembro 2019 Geral

Como deve ser feita a análise foliar das plantas e análise química do solo

A análise foliar e a análise química do solo são dois procedimentos importantes que o agricultor deve realizar para que sua produção seja eficaz.

Analisar as condições químicas do solo é um procedimento importantíssimo para proporcionar um ambiente propício para as plantas se desenvolverem de forma saudável e com elevada produtividade.

Do mesmo modo, a análise foliar das plantas é fundamental para garantir que os nutrientes foram devidamente absorvidos e para solucionar problemas que possam atrapalhar esse processo, sendo que a análise foliar permite que sejam verificados os excessos e as faltas dos mesmos nas plantas.

Portanto, é imprescindível que o agricultor realize esses dois procedimentos em sua lavoura.

E hoje explicamos mais como eles funcionam e também sobre os benefícios deles para a sua cultura.

O que é análise química do solo e análise foliar das plantas? Qual sua importância?

Vamos começar falando sobre a análise química do solo.

Essa análise é uma etapa fundamental no início da sua lavoura. Já que com ela o agricultor pode identificar a saúde do solo, ou seja, ver quais os nutrientes disponíveis e as carências. E ainda, diagnosticar a acidez do solo, fator este fundamental para o desenvolvimento adequado das plantas.

A análise química do solo é um dos principais fatores a ser levado em conta antes de fazer a correção do solo, como adubação, gessagem e calagem.

Ela precisa ser feita alguns meses antes do início do cultivo, podendo serem solucionados possíveis problemas que existem no mesmo. É recomendado que essa análise seja feita, ao menos, anualmente.

Essa prática pode contribuir para uma melhora significativa na produção da sua cultura. Sem contar, também, que isso pode ajudar o produtor rural a economizar na hora de preparar o solo.

Já a análise foliar se trata de uma das formas mais eficazes de analisar o estado nutricional da lavoura, ela, que é feita com a amostra de folhas em laboratório, pode gerar dados precisos sobre a quantidade média de cada nutriente presente nas folhas.

Existem algumas maneiras de suprir a deficiência nutricional das plantas, dentre elas, a principal talvez seja o uso de fertilizantes foliares específicos para as carências, os quais podem ser utilizados tanto via aérea quanto via solo. Estudos recentes revelaram que as folhas possuem estruturas com alta capacidade de absorção de substâncias como água e minerais.

Leia também

maio 2024 Tratamento de Inverno para Frutíferas: Estratégias Essenciais para Saúde e ...

O inverno representa um período crucial para a manutenção e preparação de árvores frutíferas. ...

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces