você está em: Inicial | Canal Agro | COMO OCORRE A FORMAÇÃO DOS FRUTOS

fevereiro 2024 Geral

COMO OCORRE A FORMAÇÃO DOS FRUTOS

Os frutos crescem e se desenvolvem a partir de dois distintos processos:
1. Divisão celular
2. Alongamento celular
Em culturas como a maçã, esses processos acontecem em momentos diferentes: a divisão celular inicia e termina antes do processo de alongamento celular, sendo que este começa aproximadamente no meio do processo de divisão e se estende até a fase final de maturação do fruto.

Já, em culturas como o abacate e o tomate, a divisão celular é contínua até a maturação.

Outro processo que participa do crescimento e desenvolvimento dos frutos é o acúmulo de amido, que ocorre concomitantemente ao chamado
“physiological drop”, o qual é caracterizado pela queda dos frutos menos desenvolvidos e diminuição nas taxas de divisão celular.

O tamanho final dos frutos é influenciado por diversas variáveis como proporção de folhas em relação ao número de frutos, incidência de luz
(potencial de formação de açúcares), temperaturas noturnas não elevadas (baixa respiração celular), dentre outras. Além disso, a modulação dos
processos de divisão e alongamento celular envolve a participação de fitohormônios.

O processo de maturação dos frutos começa com o decréscimo no acúmulo de amido e com participação de fitohormônios como etileno,
ácido abscísico e ácido jasmônico.

A coloração dos frutos se dá em virtude dos pigmentos clorofila e carotenoides, localizados nos plastídeos e das antocianinas, localizadas
nos vacúolos das células. A predominância de um pigmento resulta na coloração aparente do fruto.

Durante o processo de maturação, em frutas como maçã e morango, ocorre a degradação da molécula de clorofila e as frutas vão perdendo a cor verde, ocorrendo uma transição para as cores amarela e posteriormente vermelha.

Esta alteração na coloração é atribuída principalmente a ação do fitohormônio etileno e da quantidade de luz que incide no dossel das plantas, onde os carotenóides e antocianinas atuam como antioxidantes neutralizadores de danos oxidativos oriundos do excesso de luz solar.

A Biosul Fertilizantes desenvolve produtos de alto rendimento e que auxiliam nos processos de desenvolvimento e coloração dos frutos.
Conheça os produtos Potassium Plus e Bio Red Gold. Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Leia também

maio 2024 Tratamento de Inverno para Frutíferas: Estratégias Essenciais para Saúde e ...

O inverno representa um período crucial para a manutenção e preparação de árvores frutíferas. ...

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces