O segmento das flores segue soberano, fechando 2019 com uma alta de aproximadamente 10% de crescimento. Porém, o setor vem enfrentando alguns desafios que iremos discutir a seguir.
O segmento das flores finaliza mais um ano com crescimento expressivo. Mas isso não afasta do setor alguns fatores que ainda precisam ser encarados para que o segmento continue crescendo tão expressivamente ao longo de 2020.
Os desafios do setor de flores são relacionados especialmente à necessidade de implementar mais tecnologia no ramo. E usar a internet a favor desse crescimento é fundamental, visando escoar a produção e alcançar novos recordes em 2020.
Flores ornamentais: as protagonistas do momento
Mesmo em um cenário de economia desacelerada, o segmento das flores foi capaz de crescer e bater recordes de produção ao longo de 2019.
E parte desse sucesso se deve ao amor dos brasileiros pelas flores ornamentais. Imponentes e encantadoras, usadas nas mais diversas ocasiões.
Seja na arquitetura de interiores ou paisagismo de espaços externos, as flores ornamentais marcam presença em espaços de bom gosto. Isso faz com que o setor das flores precise produzir cada vez mais para suprir a necessidade do ávido mercado interno brasileiro.
Internet e o desafio da expansão
Continuar com o crescimento do segmento das flores é um desafio. Tendo em vista que, infelizmente, a economia tende a desacelerar em 2020 por causa da pandemia causada pela covid-19. No entanto, a modernização desse setor aparece como uma das principais oportunidades de manter o crescimento da busca por flores.
Acontece que com a internet e o estilo de vida cada vez mais acelerado, a preferência das pessoas se concentra em consumir o que for possível digitalmente.
A forma dos consumidores comprarem mudou nos últimos anos e graças a isso, o setor precisa continuar se atualizando para que os recordes de produção e venda continuem sendo comemorados.
Para tal, a venda online passa a ser uma ótima opção. De modo que o segmento se atualize e consiga acompanhar o novo estilo de vida dos consumidores, atendendo a demanda de compras em qualquer momento da economia.
Uma vez que, comprar as flores online e receber no endereço desejado acaba sendo uma praticidade necessária para o cliente. E as empresas que passam a oferecer esse tipo de atendimento, conseguem se destacar no segmento aproveitando uma demanda já existente.
As grandes expectativas de vendas online
A expansão da venda de flores para o universo online gera altas expectativas. A plataforma de venda de flores chamada Flores Online registrou um crescimento de suas vendas online em 2019.
No período de 2017 a 2019 a empresa começou um movimento de converter seus clientes para a realidade mobile, e o resultado não podia ser melhor. No universo de cerca de 68% das pessoas que utilizam o smartphone para pesquisar flores, 45% finalizam a compra pelo aparelho.
O que mostra uma disponibilidade dos consumidores de usar dispositivos móveis para comprar presentes e garantir que o segmento das flores continue crescendo no país.
Por ainda ser um grande desafio logístico entregar flores com a melhor qualidade através das vendas online, o setor ainda precisa se atualizar e utilizar a internet a seu favor.
Baseado nos bons resultados da empresa de venda de flores online ao longo dos anos, percebemos que existe uma demanda e que a concorrência é bem-vinda para suprir as necessidades dos consumidores.
Portanto, existe uma grande expectativa de que a migração dos vendedores para o universo digital contribua para que o setor das flores continue crescendo no país. Principalmente dentro de um cenário em que as pessoas estão mais isoladas em casa.
Tecnologia na produção
Não menos importante, a tecnologia também está por trás da alta no segmento das flores. Com estufas, bons insumos e excelentes sementes, o segmento se beneficia dos avanços tecnológicos para bater seus recordes de produção.
E o produtor saber que pode contar com a qualidade dos produtos
Biosul é fundamental para flores encantadoras continuarem chegando aos lares, encantando e emocionando nos bons dias e nos mais delicados como os atuais.