agosto 2019
Conteúdo Técnico
COMO SE FORMAM OS ÓRGÃOS VEGETAIS - FOLHAS, CAULES E RAÍZES
Compartilhe essa matéria:
A formação de raízes, caules e folhas acontecem através da ativação de genes específicos, da produção de fito-hormônios, da utilização de macro e micronutrientes, dentre outros processos.
No que diz respeito ao desenvolvimento das raízes, o fito-hormônio auxina está envolvido na iniciação das raízes laterais, atuando no estímulo dos genes relacionados à divisão celular. O comprimento das raízes, por sua vez, é modulado pelo fito-hormônio giberelina. Já, produção dos pelos radiculares, responsáveis pela absorção de água e nutrientes, está relacionada com a expressão dos genes WEREWOLF (WER), TRANSPARENT TESTA GLABRA (TTG1) e GLABRA2 (GL2).
O desenvolvimento do hipocótilo está relacionado com um complexo de proteínas denominadas de CONSTITUTIVELY PHOTOMORPHOGENIC 1/SUPPRESSOR OF PHYTOCHROME A-105 (COP1/SPA), as quais conferem o alongamento do caule, órgão que contém o sistema vascular, responsável pelo fluxo de nutrientes entre as folhas e as raízes. Os fitohormônios auxina e giberelina também fazem parte dos processos de alongamento deste órgão.
Já as folhas tem seu desenvolvimento regulado por um grupo de genes denominados de PHANTASTICA (PHAN). Além disso, processos de divisão celular, os quais são regulados pelos fito-hormônios auxina, citocinina, giberelina e brassinosteróide, são indispensáveis para o crescimento das folhas.
A Biosul Fertilizantes fornece todos os macro e micronutrientes utilizados no desenvolvimento dos órgãos vegetais, bem como fornece aminoácidos, os quais formam a estrutura de todas as enzimas utilizadas no metabolismo, além de extrato de algas, os quais possuem fito-hormônios responsáveis pelo crescimento vegetal.
Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.
Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal
Leia também