Conhecendo os fitohormônios – Etileno
O desenvolvimento vegetal é basicamente controlado por fitohormônios, os quais modulam a ativação dos genes relacionados com suas respectivas rotas metabólicas e reações enzimáticas . O etileno é um hormônio gasoso encontrado nas plantas que possui diversas funções fisiológicas no desenvolvimento vegetal. Além de ser conhecido pela maturação das frutas, o etileno também atua em situações de estresses ambientais e patogênicos.
A biossíntese do etileno acontece pelo denominado Ciclo de Yang, que resumidamente, após uma série de reações, é catalisada pelas enzimas S-Adenosil Metionina (SAM) Sintetase, Aminociclopropano Ácido Carboxílico (ACC) Sintase e Aminociclopropano Ácido Carboxílico Oxidase, respectivamente, ocorrendo assim, a produção do gás etileno.
Após ser produzido, este fitohormônio liga-se em suas respectivas proteínas receptoras (ETR1, ETR2, ERS1, ERS2 e EIN4), as quais contém átomos de cobre e um domínio histidina kinase na região citosólica, por onde ocorre a sinalização necessária para desencadear as respostas internas deste fitohormônio, como na ativação de genes relacionados a maturação das frutas (ACSs, ACOs, CNRs, EBFs, EILs, CTRs...). Além disso, o fitohormônio etileno atua estimulando o aumento na atividade de enzimas hidrolases (amilases e pectinases),que permitem com que se solubilizem os compostos presentes no fruto, conferindo assim seu amadurecimento.
A Biosul Fertilizantes fornece todos os macro e micronutrientes, além de aminoácidos e extrato de algas, em forma totalmente solúveis e assimilaveis pelas plantas, aumentando a eficiência das reações enzimáticas necessárias às atividades hormonais.
Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para a sua cultura.
Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal