Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Auxinas
Para que ocorra o crescimento vegetal, as plantas utilizam fitohormônios, que são substâncias que atuam ligando-se em suas respectivas proteínas receptoras, desencadeando respostas internas relacionadas ao desenvolvimento vegetal. Dentre os fitohormônios vegetais, as auxinas destacam-se por atuarem em diversos processos fisiológicos importantes, ressaltando seu papel na divisão e no alongamento celular, aumento na produção das raízes laterais, bem como no estímulo na produção das gemas apicais (dominância apical).
A biossíntese deste fitohormônio é estimulada por genes da família YUC, sendo produzido principalmente pela rota metabólica denominada de ácido xiquímico, onde ocorre primeiramente a síntese do aminoácido triptofano pela enzima Triptofano Sintase, a qual contém o elemento Zinco como cofator em sua estrutura, logo em seguida, o triptofano é transformado enzimaticamente em Auxina.
Após ser produzido, este fitohormônio liga-se no seu receptor transmembranar TIR1 (Transport Inhibitor Response), posteriormente em ABP1 (Auxin Binding Proteín 1) e por fim em ARFs (Auxin Response Factors), conferindo assim, as respostas fisiológicas deste fitohormônio. O receptor inicial das auxinas TIR1, contém o aminoácido tirosina onde grupos fosfato se ligam, permitindo assim com que as respostas deste fitohormônio cheguem até o núcleo onde localizam-se os genes relacionados com às respostas deste fitohormônio.
A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo, englobando os nutrientes necessários às reações enzimáticas à biossíntese de hormônios, além de possuir bioestimulantes e aminoácidos solúveis e assimiláveis em seus produtos, aumentando o potencial nutricional e metabólico das plantas.
Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para sua cultura.
Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal