Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Citocininas
O crescimento e desenvolvimento vegetal são restritamente controlados pelos fitohormônios de crescimento. Dentre eles, as citocininas desencadeiam diversos mecanismos importantes ao desenvolvimento vegetal. Elas atuam estimulando a divisão e diferenciação celular das brotações axilares da parte aérea, também atrasam a degradação dos cloroplastos (senescência foliar), com isso, as plantas tem maior período fotossintético ativo. Além disso, outras importantes funções atribuidas a este fito-hormônio são descritas na literatura, como atuação no desenvolvimento dos nódulos radiculares em leguminosas, absorção e movimentação intracelular de nutrientes e desenvolvimento floral em algumas espécies.
As Citocininas são formadas dentro da planta pela junção dos compostos isopentenil e a base nitrogenada adenina, oriunda do cofator energético ATP. A sua formação pode ser dar por dois diferentes caminhos, denominados de rotas metabólicas MetilEritrol-Fosfato e Mevalonato, resultando na formação de Trans-Zeatina e Cis-Zeatina (Citocininas naturais produzidas pela planta) respectivamente.
Após ser produzido, este fitohormônio liga-se em suas proteínas receptoras HISTIDINE KINASE (AHK2 e AH3), ou CYTOKININ RESPONSE1/AHK4, localizadas nas membranas plasmáticas que envolvem a célula. Estas proteínas contém o aminoácido Histidina na parte citosólica, que se ligará em grupos fosfato, permitindo assim, com que ocorram as respostas fisiológicas relacionadas a este fitohormônio que serão desencadeadas dentro do núcleo.
A Biosul Fertilizantes possui em seu portfólio, diversas formulações de macro e micronutrientes bem como aminoácidos e extrato de algas, potencializando a atividade hormonal nas plantas.
Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para a sua cultura.
Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal