você está em: Inicial | Canal Agro | Dispositivos móveis agitam o mercado do agronegócio

novembro 2019 Geral

Dispositivos móveis agitam o mercado do agronegócio


A tecnologia tem influenciado não apenas o cotidiano das pessoas, mas tem se mostrado um recurso indispensável para diversos setores da economia, dentre os quais: o mercado do agronegócio.

O produtor rural consegue aumentar a produtividade e a eficiência do seu cultivo contando com as diferentes opções de recursos tecnológicos disponíveis para o setor agrícola.

A exemplo disso temos os dispositivos móveis, que permitem ao agricultor monitorar a sua lavoura e receber informações através do seu celular.

Os produtores rurais já tem compreendido que quanto mais investirem em tecnologia, então mais produtividade terão na sua plantação. 

Por meio da chamada “mobilidade rural”, o agricultor consegue não apenas ter acesso a dados importantes sobre sua lavoura, mas também a controlar sistemas remotamente. E isso é possível por causa dos dispositivos móveis, os quais permitem que o agricultor acesse tais informações de qualquer lugar do mundo, ou seja, não é mais necessário que ele esteja sempre presente em sua plantação para saber como ela está.


Benefícios do uso de dispositivos móveis no mercado do agronegócio


A adoção de dispositivos móveis no mercado do agronegócio traz muitos benefícios para o produtor rural. Dentre os quais:

 
  • Economia


Através do uso dos dispositivos móveis, o agricultor consegue maior eficiência na gestão dos dados e isso ajuda a diminuir os custos na lavoura. Sem contar que a praticidade na realização de tarefas é também um outro benefício que contribuiu para a economia no campo.

 
  • Planejamento eficiente


Além de um melhor planejamento, o uso da tecnologia no campo também possibilita uma melhor mensuração e melhor uso dos dados obtidos, a fim de otimizar a produção;

 
  • Tratar e prevenir problemas


Por meio dos dados obtidos em tempo real, o agricultor consegue tratar e prevenir problemas em sua plantação. Com isso, evitam-se prejuízos;

 
  • Sustentabilidade


As práticas adotadas pelo uso da tecnologia no campo também contribuem para a proteção ambiental.


Principais tendências tecnológicas para o agronegócio


Para que a agricultura continue a contribuir para o crescimento econômico brasileiro, é importante que o produtor rural esteja atento às novas tecnologias voltadas para esse setor, o que, claro, também contribuirá para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

A seguir apresentaremos algumas das tecnologias disponíveis no campo e quais benefícios elas trazem para a agricultura.


O uso de drones


Uma das tecnologias mais utilizadas no campo são os drones. Esses dispositivos podem realizar uma série de atividades, como fazer a captação de imagens georreferenciadas em tempo real, que possibilitam ao agricultor, o acompanhamento do desenvolvimento dos seus cultivos, bem como identificar o surgimento de pragas e doenças, etc.

Os drones tratam-se de uma tecnologia bastante versátil, fornecendo dados que agilizam processos dentro do seu cultivo. Esse equipamento também ajuda o agricultor no gerenciamento estratégico para a tomada de decisões em sua lavoura. Logo, o seu investimento é recuperado em pouco tempo.


Sensores


Um outro recurso tecnológico que tem sido adotado nas lavouras é o uso de sensores. Esse dispositivo ajuda o produtor rural a obter informações sobre o solo, sobre sua plantação, entre outros. Ele é um recurso tecnológico que também permite que sejam realizadas tarefas de modo automático e em tempo real.


Softwares para gestão


Os sistemas de gestão são ferramentas essenciais para toda e qualquer empresa que queira fazer uma administração eficiente do seu negócio.

E há os softwares feitos exclusivamente para a gestão da agricultura, onde o produtor rural pode cuidar e organizar as atividades dentro do seu negócio. 

Essa é uma tecnologia que ajuda a reduzir custos, a facilitar as tarefas do dia a dia e auxilia o agricultor na automatização de alguns processos. Ou seja, é algo essencial para o mercado do agronegócio.

Existem ainda outras tecnologias como os monitores de colheita de grãos e também os marketplaces, que visam intermediar o relacionamento entre produtores rurais e empresas do agronegócio.

O importante é que o produtor rural identifique quais as melhores opções tecnológicas para melhorar a qualidade e a produtividade em sua lavoura.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces