você está em: Inicial | Canal Agro | Efeitos fisiológicos do estresse hídrico no metabolismo vegetal

novembro 2020 Conteúdo Técnico

Efeitos fisiológicos do estresse hídrico no metabolismo vegetal

A seca é um estresse abiótico que vem se tornando comum em diversas regiões do Brasil e do mundo. Dependendo da severidade, pode causar perdas totais nos cultivos de produção agrícola.

Plantas com maior capacidade de adaptação a períodos de estiagem tendem a acumular alguns compostos específicos para a sua sobrevivência durante este período, denominados osmólitos protetores.

Estes compostos podem ser aminoácidos como prolina e também açúcares redutores como manitol e sorbitol, presentes em extrato de algas. 

Além disso, alguns macronutrientes também estão envolvidos nestes mecanismos de adaptação das plantas ao estresse hidrico.

Como por exemplo, o Potássio, que participa da regulagem do fechamento dos estômatos (importante processo na manutenção do conteúdo de água intracelular), bem como no balanço do potencial elétrico, processo importante para ocorrer respostas internas a estímulos ambientais. 

Plantas com maior capacidade de resistir a períodos secos expressam genes específicos, os quais irão promover a produção de proteínas envolvidas na adaptação a este tipo de estresse.

O macronutriente Cálcio atua como um sensor  durante a expressão destes genes, conferindo assim com que a planta consiga responder internamente a estes períodos de estiagem. 

A Biosul Fertilizantes possui em seu portfólio, diversos produtos com variadas formulações envolvendo aminoácidos, extrato de algas, macro e micronutrientes e compostos bioestimulantes.

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces