você está em: Inicial | Canal Agro | Enchimento de grãos e o papel da nutrição vegetal

fevereiro 2021 Conteúdo Técnico

Enchimento de grãos e o papel da nutrição vegetal

A fase de enchimento de grãos é crucial para garantir altas produtividades nas culturas.

Durante o ciclo das culturas, elas passam por diferentes estádios de crescimento, desde a emergência até a maturação dos grãos. Macro e micronutrientes são primordiais durante o desenvolvimento das plantas e consequentemente atuam de forma direta na capacidade produtiva.

Qualquer desequilíbrio em suas proporções pode provocar limitações ao desenvolvimento das plantas e redução da produtividade.

O enchimento de grãos se dá pelo acúmulo de matéria seca (proteínas, carboidratos e lipídeos) nos grãos. Durante o processo de formação dos grãos nas vagens, íons de Potássio se ligam em açúcares dentre outros compostos, para serem translocados das folhas e ramos para os grãos, promovendo o aumento no teor de amido e proteínas, conferindo o enchimento dos mesmos.

Os elementos Cálcio e Boro formam complexos estruturais nas paredes e membranas das células, sendo assim indispensáveis à manutenção estrutural que confere a integridade física dos grãos, proporcionando menor percentual de grãos quebrados e mal formados, além disso o Boro também atua na translocação de açúcares, participando também do processo de enchimento de grãos.

A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo, contendo todos os macro e micronutrientes que suprem todas as necessidades nutricionais durante a fase de enchimento de grãos.

Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para a sua lavoura.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

março 2024 A importância do silício no crescimento e desenvolvimento vegetal

O silício pode atuar de diversas maneiras no crescimento e desenvolvimento vegetal. Uma de suas principais funções se dá ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces