você está em: Inicial | Canal Agro | Falhas comuns nas aplicações de produtos fitossanitários: Riscos e Soluções.

dezembro 2023 Geral

Falhas comuns nas aplicações de produtos fitossanitários: Riscos e Soluções.

As pulverizações agrícolas são o maior aliado quando se trata de controle de pragas e doenças, nesse momento é necessário que se esteja atento para se obter o sucesso desejado, ao longo deste artigo serão abordados os principais pontos que merecem atenção no momento de realizar as pulverizações. 

Compatibilidade da mistura:

O primeiro fator é decidir quais produtos serão aplicados, com essa informação o cuidado com a ordem de mistura  é um ponto decisivo para o sucesso da aplicação, que deve ser observado: Água (1/2 a 3/4 do tanque), onde deve-se estar sempre com o agitador ou com o retorno da máquina ligados. Observar sempre a formulação dos produtos fitossanitários para que possam ser realizadas as misturas respeitando-as sempre para que não haja incompatibilidades entre as mesmas: ex Pó Molhável (WP) (fazer pré-mistura); Grânulos Dispersíveis em Água (WG); Adjuvantes de Compatibilidade; Suspensão Concentrada (SC); Concentrado Emulsionável (EC); Concentrado Solúvel (SL). A interação entre compostos pode resultar em antagonismos, prejudicando a eficácia da aplicação. Para evitar transtornos é importante realizar um teste prévio de compatibilidade, conhecido como "simulação de calda", para garantir que não haja reações adversas entre os produtos.

Qualidade da água

A qualidade da água é um dos fatores que devem ser observados na hora de realizar as aplicações pois é crucial respeitar critérios que podem levar a inativação dos produtos fitossanitários na hora das aplicações. Por ser um  veículo para o transporte dos ativos no sistema do alvo a ser aplicado os produtos fitossanitários. Um dos maiores fatores que reagem sobre a inativação dos produtos quando adicionados a água é a  alta concentração de ferro, matéria orgânica, argila ou areia estes fatores comprometem a solubilidade e o desempenho dos produtos quando adicionados sobre uma água de má qualidade. O tratamento prévio da água é uma ferramenta que deve ser utilizada no momento da aplicação, portanto se torna uma medida necessária para que possa se evitar problemas inativação dos ativos dos produtos. A utilização de adjuvantes que condicionam a calda, e sequestram estes cátions ajustando o pH.

Escolhendo a ponta de aplicação correta.

A seleção da ponta de aplicação é crucial para se realizar uma aplicação segura e de qualidade. Este componente é responsável pela distribuição da calda preparada e pela deposição da gota no alvo a ser alcançado na pulverização, estas pontas quando posicionadas de forma inadequada, podem causar falhas nas aplicações dos produtos. Um dos fatores mais observados é falhas sobre os alvos que é estabelecida  à aplicação ou índice de deriva acima do permitido.

Adjuvantes.

A tecnologia de aplicação e o uso de adjuvantes é uma tecnologia de vital importância na hora de realizar as aplicações dos produtos fitossanitários. Para melhor aplicação a escolha dos adjuvantes se torna uma ferramenta importante para que se tenha uma aplicação segura e de qualidade. Para que se tenha uma aplicação segura é preciso compreender a especificidade do adjuvante e sua compatibilidade com a tecnologia que está sendo aplicada  – seja ela de alta vazão, ou baixa como exemplo as aplicações aéreas – onde é fundamental para otimizar os resultados. 

Precauções indispensáveis

Certos procedimentos devem ser evitados para garantir a integridade da aplicação. Por exemplo, nunca se deve adicionar adjuvantes ácidos aos produtos biológicos, pois isso pode prejudicar os organismos vivos presentes na formulação. Outro erro comum é ignorar a necessidade de testes de compatibilidade antes da aplicação, levando a reações químicas indesejadas entre os produtos.

Consequências sobre uma má condução em uma pulverização.

Os erros na transferência têm implicações além do custo financeiro, como o desgaste de equipamentos, o desperdício de tempo dos operadores e a necessidade de retrabalho. Uma mistura condicional pode resultar em perdas significativas de eficácia, exigindo aplicações adicionais e comprometendo a eficiência das aplicações que estão sendo realizadas.

Atenção especial aos produtos biológicos

O uso de produtos biológicos está em ascensão, mas ainda requer um nível elevado de conhecimento para sua utilização correta. Erros na pré-mistura desses produtos podem levar à perda total de sua eficácia, tornando o investimento nesses insumos inúteis.

Evitar os erros comuns passa por entender as complexidades dos produtos e equipamentos utilizados, além de adotar práticas de testes entre as misturas corretas. Através de práticas conscientes, é possível alcançar uma safra rentável e produtiva, com menor índice de impacto ao meio ambiente, e otimizando melhor os recursos das aplicações.

Leia também

maio 2024 Tratamento de Inverno para Frutíferas: Estratégias Essenciais para Saúde e ...

O inverno representa um período crucial para a manutenção e preparação de árvores frutíferas. ...

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces