você está em: Inicial | Canal Agro | Frutas que estão conquistando o mercado

novembro 2019 Geral

Frutas que estão conquistando o mercado

Existem algumas frutas que estão conquistando o mercado brasileiro. E muitos produtores rurais já estão aproveitando isso para aumentar suas vendas.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo. E dentre essas frutas produzidas figuram as exóticas, que despertam o interesse no paladar de muitos.

E quando falamos em frutas que estão conquistando o mercado, as exóticas vem ganhando força.


Frutas que estão conquistando o mercado e ajudando a expandir a fruticultura no Brasil  


Devido a mudança no comportamento do consumidor, tanto as frutas comuns como as exóticas apresentam aumento nas vendas.

E as frutas exóticas não somente têm sido buscadas pelo consumidor final, como também por chefs de restaurantes, para criarem pratos que proporcionam novas experiências de sabor aos clientes.

Alguns exemplos dessas frutas são o Physalis, a Lichia, a Pitaya, Mangostão e o Umbu.

E para os produtores de plantão, vale mencionar ainda que essas frutas exóticas, além de servirem ao setor alimentício, ainda trazem outros benefícios.  

Muitas delas são utilizadas por empresas de cosméticos e também pela indústria farmacêutica para produção de vitaminas, tônicos capilares, esmaltes, entre outros. Além disso, estas frutas possuem diversos compostos com ação antioxidante, os quais podem auxiliar no controle de doenças crônicas, como câncer, alzheimer e diabetes. Logo, elas oferecem uma vantagem a mais se comparadas com muitas frutas comuns.

No entanto, além das frutas exóticas, há também as tradicionais frutas que estão conquistando o mercado, como é o caso do figo, por exemplo.


Importante entender o comportamento do consumidor


No entanto, ainda que as frutas exóticas tenham caído no gosto do consumidor, é importante para o produtor rural entender quais são as preferidas por eles. Isso porque existem muitas frutas desse tipo cultivadas por anos no país e que, ainda assim, não fazem parte da lista de compras do consumidor brasileiro.

Como o brasileiro prefere frutas de sabor mais adocicado, incorporar frutas diferentes disso pode gerar estranheza no paladar. Porém, como já mencionado aqui, as frutas exóticas tem uma finalidade que vai além do consumo, podendo haver uso para elas na fabricação de produtos de beleza e saúde também, como a lichia.

Logo, antes de escolher uma ou mais frutas para o cultivo, é importante pesquisar mais sobre ela, tanto em relação ao manejo (principais doenças e pragas, necessidades nutricionais) e também sobre sua relação com o consumidor.

Leia também

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

março 2024 A importância do silício no crescimento e desenvolvimento vegetal

O silício pode atuar de diversas maneiras no crescimento e desenvolvimento vegetal. Uma de suas principais funções se dá ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces