você está em: Inicial | Canal Agro | Importância da manutenção da nutrição foliar durante o desenvolvimento das culturas

dezembro 2020 Conteúdo Técnico

Importância da manutenção da nutrição foliar durante o desenvolvimento das culturas

O potencial produtivo das culturas está totalmente interligado com a capacidade fotossintética. O processo de fotossíntese resulta na formação de compostos (NADPH e ATP) fornecedores de energia para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Após a formação destes compostos, ocorre a fixação de CO2 e consequentemente a formação de açúcares.

Estes podem ser armazenados como  amido, bem como podem ser transformados em sacarose (energia transportável entre os órgãos) e glicose (energia prontamente disponível).

O processo fotossintético se dá por complexos proteicos localizados nos cloroplastos, onde diversos metais estão envolvidos, como Mn (Manganês), responsável pela fotólise da água, Mg (Magnésio), átomo central da molécula de clorofila, bem como Cu (Cobre), o qual também participa da transferência de energia durante a fotossíntese, fazendo parte da proteína plastocianina. 

É de suma importância que o produtor monitore os níveis de macro e micronutrientes nas plantas, visto a participação direta destes elementos no fornecimento de energia às mesmas. 

A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo com diversas formulações de macro e micronutrientes, bem como bioestimulantes e aminoácidos inseridos nas formulações dos produtos. 

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para a sua lavoura.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces