você está em: Inicial | Canal Agro | IMPORTÂNCIA DO FOSFITO NO COMBATE A FUNGOS

junho 2019 Conteúdo Técnico

IMPORTÂNCIA DO FOSFITO NO COMBATE A FUNGOS

Com o passar dos tempos as plantas desenvolveram mecanismos de defesa que permitem reconhecer o ataque de fungos, evitando assim danos às suas células. 
               
Os mecanismos de defesa começam com o reconhecimento dos compostos lipopolissacarídeos e peptidoglicanos, presentes nas paredes celulares dos fungos.

As células das plantas percebem estes compostos como estranhos e ligam o sinal de alerta para “avisar” internamente as suas outras células que um organismo potencialmente perigoso está presente.  

As plantas possuem uma família de proteínas denominada de pattern recognition receptors (PRRs), a qual serve como sensor destes alertas, estimulando a planta a produzir compostos tóxicos contra estes fungos. As plantas assim que percebem a presença destes microorganismos ativam os genes WRKY, PR1, PR2, PR3, conferindo a resistência da planta.

Os fosfitos são compostos que aumentam a eficiência das proteínas PRRs, resultando em uma planta mais apta a lidar com os microorganismos tóxicos enquanto estão sob ataque.

A Biosul fertilizantes possui diversas formulações contendo fosfitos como: Bio 40-20, Bio 30-20 e Bio 28-26, além de fosfitos com aminoácidos como: Aminophito 30 e Aminophito 40.

Experimente estes produtos e comprove os resultados.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces