fevereiro 2022
Notícia do Segmento
Irrigação por gotejamento, ferramenta para uso consciente e sustentável da água frente a crise hídrica
Compartilhe essa matéria:
Desde 2020, o Brasil enfrenta uma crise hídrica severa, com casos de estiagem em quase todas as regiões. As chuvas não tem aparecido muito e isso tem prejudicado lavouras em todos os locais, especialmente no sul. Com isso, é bom pensar em alternativas sustentáveis. A irrigação por gotejamento durante a crise hídrica pode ajudar nisso.
Este é um modelo recente se comparado a outros e pode ser uma forma de economizar água, sem perder os produtos da lavoura. Como observado, isso é ainda mais importante num momento de crise hídrica, onde qualquer ferramenta para contornar a situação ajuda.
Porém, é necessário entender as características da irrigação por gotejamento. Como ela funciona? Quais as culturas que podem usufruir dela?
Além disso, entender a estiagem também é algo primordial, se quisermos sair da situação da melhor forma.
Saiba mais sobre a estiagem
A crise hídrica no Brasil já está presente desde 2020. Apesar disso, o fenômeno tem afetado as regiões de formas diferentes, sendo o sul uma das áreas mais atingidas. Em 2021, por exemplo, lavouras de milho, soja, feijão e arroz foram afetadas, assim como a produção de carne bovina e de frango.
As chuvas têm sido inconstantes especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e os problemas climáticos só aumentam, devido ao fenômeno La Niña, que provoca estiagem no sul. É claro que existiram momentos com bons índices pluviométricos, mas nunca constantes o suficiente para restabelecer a situação de volta à normalidade.
Apesar da seriedade do quadro, não existe algo efetivo que possa ser feito. Apesar disso, os agricultores podem adotar atividades nas suas produções com a capacidade de minimizar os efeitos da seca. Possuir cisternas, poços e barragens subterrâneas são algumas das soluções.
Mas uma delas ajuda ainda mais diretamente na lavoura: a irrigação por gotejamento.
O que é irrigação por gotejamento?
Essa prática distribui água e nutrientes por meio de pequenos tubos em locais pré-definidos. Para isso, um projeto é desenvolvido, com base no tipo de solo, topografia e as culturas produzidas na lavoura.
A partir disso os tubos são instalados e começam a irrigar de forma direta, sem tantos desperdícios. Isso ocorre devido ao fato da irrigação por gotejamento atingir diretamente a raiz da planta por meio de gotas.
Dessa forma, a água não alcança outras partes, como caule e folhas, evitando a proliferação de doenças. Nela, tudo é bem calculado, pois a quantidade de água e fertilizantes é definida previamente. Com isso, evita-se o uso desenfreado de água.
Outro benefício é a alta redução de mão de obra e de maquinário. Apesar disso, é um sistema de alta eficiência, então será preciso contratar mão de obra qualificada para usufruir o máximo possível. A partir disso, você terá um aumento de produtividade e mais rentabilidade.
Onde posso utilizar a irrigação por gotejamento?
Esta prática é utilizada em muitas culturas. Entre elas, podemos destacar:
· Algodão;
· Cereais;
· Cana-de-açúcar;
· Frutas;
· Flores;
· Hortaliças;
· Vinhedos.
Benefícios para o meio ambiente
Com isso, é possível perceber que para a lavoura a irrigação por gotejamento faz muita diferença. Potencializa a produção, minimiza a mão de obra barata, maquinário e traz mais rentabilidade. Porém, existem vantagens de utilizar esta ferramenta também para o meio ambiente.
Pense no seguinte: um sistema capaz de diminuir o uso de água, sem prejudicar a produção das culturas. Isso não parece com algo que vai ajudar a reduzir o uso de água? Por isso este tipo de irrigação pode ajudar tanto: é uma forma econômica e eficiente de garantir alimentos bem conservados, sem desperdiçar recursos hídricos.
Entre na onda da irrigação por gotejamento
As mudanças climáticas estão afetando as produções do campo e encontrar alternativas para racionalizar os recursos hídricos sempre é bem-vindo. A irrigação por gotejamento é um sistema bem estabelecido e testado, além de ser plenamente capaz de ser instalado sem grandes problemas.
Seja de forma superficial ou subterrânea, utilizar a ferramenta pode ser importantíssimo na luta contra a crise hídrica e pela regularidade na oferta de alimentos. Meio ambiente e produção agrícola devem andar juntos. Assim, conseguiremos derrotar a seca.
Leia também