setembro 2021
Geral
Modernize sua propriedade: 9 dicas para inovar nos negócios
Compartilhe essa matéria:
Observa-se que o mercado da pequena agricultura familiar e do agronegócio familiar vem ganhando cada vez mais espaço com os consumidores.
Neste cenário, investir em tecnologia capaz de modernizar os processos produtivos é essencial para aproveitar novas oportunidades mas, para tanto, é preciso realizar um bom planejamento, que busque analisar todo o potencial da propriedade, os pontos fortes e fracos da gestão, identificar erros e procurar alternativas para eliminá-los, sempre com foco nas áreas que apresentam maior possibilidade de crescimento.
A partir de um planejamento geral e minucioso, será possível realizar um diagnóstico que permitirá encontrar as áreas passíveis de melhorias e inovações. Neste sentido, preparamos este artigo com 9 dicas que podem te ajudar neste processo e incentivá-lo a investir na modernização da propriedade, a fim de aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio. Confira:
1. A UNIÃO FAZ A FORÇA
Você já pensou na possibilidade de se associar com outros agricultores? Isso mesmo, integrar uma cooperativa ou uma associação pode contribuir com mais oportunidades para o crescimento do negócio, tal como maior oferta de crédito e novas parcerias, além de uma maior oferta de cursos profissionalizantes, tudo isso contribui para facilitar o acesso à tecnologia, coisa que se torna mais difícil quando o produtor está sozinho nesta empreitada.
2. PROCURE CAPACITAÇÃO
Buscar pelas melhores técnicas agrícolas para sua propriedade também demanda investir em conhecimento. Por isso, o treinamento de toda a sua equipe se faz tão necessário, pois contribui para aumentar a sustentabilidade da propriedade, a qualidade dos produtos e, consequentemente, aumenta também a rentabilidade da unidade produtiva. Atualmente há muitas possibilidades de cursos que podem ajudar sua equipe, eles podem ser presenciais ou até mesmo online.
3. INVISTA NA PRODUTIVIDADE
A busca pelo aumento de produtividade envolve diversos fatores, e um dos principais deles é a tecnologia empregada na produção.
Assim, investir em maquinário é imprescindível, esse maquinário pode ser tanto para o plantio, quanto para colheita, mas também para agilizar e deixar mais eficiente a gestão da propriedade.
4. GERENCIAMENTO DA PROPRIEDADE
E por falar em gestão, é bom saber que esse é ponto de extrema importância, afinal, a administração da logística, a organização financeira, os processos de vendas, o pagamento de impostos, entre outros são fundamentais para a lucratividade do negócio e por isso devem receber grande atenção.
Deste modo, investir em gestão profissional vai ajudar a transformar o trabalho no campo em um negócio rentável, aumentando a produtividade, eliminando gastos desnecessários e realizando melhorias nos processos produtivos e de controle.
5. SOFTWARES DE GESTÃO
Para contribuir com a administração da propriedade, hoje encontramos no mercado diversos softwares de gestão que estão disponíveis para todos os tipos e tamanhos de propriedades rurais.
Você pode realizar pesquisas e estudar sobre quais softwares se enquadram melhor para o seu tipo de negócio, eles podem ajudar desde a gestão financeira até a gestão de insumos, das vendas e outros.
6. SENSORES
Os recursos como sensores têm facilitado o trabalho no campo, essa tecnologia permite que a plantação seja monitorada em tempo real, indicando, por exemplo, a necessidade de água e sais minerais das plantas, assim o produtor consegue melhorar sua produtividade, a qualidade de seus produtos e, consequentemente, reduzir perdas.
Há diversos tipos de sensores atualmente no mercado, eles podem detectar doenças, pragas e contaminações, entre outros, e contribuem para a construção de indicadores de desempenho e performance da lavoura.
7. GPS AGRÍCOLA
Com a utilização do GPS Agrícola o agricultor consegue monitorar a plantação de maneira bastante eficiente, e por isso este recurso já é amplamente utilizado na agricultura.
Através dele é possível obter a localização exata de amostras de solo; controlar a navegação de máquinas e equipamentos, e realizar coleta e análise dos dados da lavoura, entre outros.
8. DRONES
Até aqui já pudemos perceber o quanto a tecnologia vem contribuindo para o aumento da produtividade na agricultura, e neste sentido, o uso de drones não deixa de estar presente também no campo.
Com baixo investimento, é possível obter esta tecnologia e se beneficiar de suas vantagens, como por exemplo, a captação de imagens aéreas que vão ajudar no monitoramento das plantações.
9. ROBÓTICA
Pois é, os robôs chegaram, são uma realidade, e estão até mesmo no campo. Eles podem suprir a necessidade de mão de obra e ajudar na colheita, na poda, na aragem, na irrigação, e uma infinidades de outras tarefas.
Um exemplo é o Mirã 2, desenvolvido pela Embrapa Instrumentação, com o uso de inteligência artificial este robô consegue distinguir ervas daninhas das plantas e se movimentar sozinho entre as fileiras das plantações. Há outros exemplos, e a tendência é de que a robótica ocupe cada vez mais lugar no campo.
E aí, o que você achou das nossas dicas? Gostou? Agora é hora de começar a pensar em modernizar a sua propriedade, buscando maior produtividade através do uso de novos tecnologias disponíveis no mercado e investindo em profissionalização.
Leia também