Quais são as expectativas das novas gerações no agronegócio? A tecnologia tem mudado muito esse cenário para melhor. Mas como será o futuro na área?
No passado não muito distante, o movimento de jovens saindo do campo em direção à cidade era natural, uma vez que era motivado pela busca de uma vida melhor.
No entanto, a chegada de novas tecnologias e a importância do setor agro para a economia brasileira são fatores que têm mudado essa história.
Atualmente, é comum ver os jovens se especializando para voltarem para as propriedades de suas famílias e conseguirem fazer a diferença na agricultura.
O desafio de atrair os jovens para o agronegócio
A sucessão familiar no agronegócio continua sendo um desafio. No entanto, com o avanço da tecnologia no setor é natural que os jovens sejam atraídos pelos empregos com salários altos.
De fato, a tecnologia vem mudando o cenário no campo e trazendo, inclusive, mais mulheres para o setor. Atualmente, já é possível encontrar tratores automatizados, operados com GPS e que possuem ar condicionado para o trabalho no campo.
Todo esse avanço faz com que seja preciso estudar para começar a operar esses equipamentos. E com isso, a nova geração de jovens acaba voltando para o campo, a fim de trabalhar em postos que requerem os conhecimentos que foram adquiridos nas cidades.
Novas gerações no agronegócio e a capacidade de contratação do setor
Em tempos de crise econômica em que muitas empresas fecharam e geraram desemprego nas cidades, o agronegócio brasileiro continuou crescendo.
O mundo possui grande demanda para a produção de alimentos e o Brasil é um destaque mundial em seu potencial produtivo.
O que faz com que as novas gerações, cada vez mais preparadas, consigam assumir os negócios familiares, de forma que mantenham o agronegócio regional e brasileiro em liderança de mercado.
A aplicação dos conhecimentos obtidos por essa geração, os fazem tomar conta de suas propriedades e garantir empregos com altos salários no campo, essas são algumas das formas de manter o agronegócio renovado e com possibilidade de expansão.
E a boa notícia é que o agronegócio brasileiro está sempre expandindo, em outras palavras, o cenário é favorável para quem deseja se especializar para trabalhar nesse setor, uma vez que a busca por alimentos é contínua, não só para a venda interna no país como também para a exportação.
Essa demanda move o setor em busca de novos recordes de safras e melhorias nas tecnologias para o aumento da produtividade. Dois fatores que são positivos para o novo profissional do ramo.
Tanto por dominar os conhecimentos necessários para operar as tecnologias do campo, quanto por se beneficiar de um setor que possui possibilidades para profissionais qualificados.
É um cenário de revolução tecnológica
A tecnologia se disseminou em diversos ramos de mercado, e isso verdadeiramente revolucionou o ramo do agronegócio, que seguia muito ligado às raízes da profissão. Bom, mas isso já constatamos, por exemplo.
A projeção para os próximos anos é de que haja um grande impacto, não apenas na disseminação da tecnologia no meio rural, mas no acesso à educação, a manutenção dos espaços e o acesso à informação, que cada vez mais fará a profissão passar por grandes saltos.
Com os avanços da tecnologia, poderemos ter acesso a novas possibilidades de produção de alimentos, garantindo a otimização dos recursos naturais e diminuindo o impacto do setor no meio ambiente, por exemplo.
Desta forma, é notável que vivemos em um cenário de constantes evoluções, o novo profissional poderá usar o que há de melhor em
produtos e tecnologia para tornar o Brasil um país cada vez mais produtivo, unindo seus conhecimentos técnicos ao saber prático de seus pais, que fizeram o Brasil ser um dos líderes do setor agropecuário a nível mundial.