Você já se perguntou se a adubação foliar funciona ou é um mito? Para sanar suas dúvidas sobre o método, separamos algumas curiosidades sobre o manejo de fertilizantes foliares, vem conferir.
A adubação via solo é comumente utilizada para fornecer os nutrientes à planta. No entanto, é comum que durante o ciclo da cultura ocorram deficiências dos mesmos, por fatores como a lixiviação, causada pela chuva e volatilização ocasionada por altas temperaturas.
Estes fatores afetam a disponibilidade de nitrogênio e potássio no solo, além disso, o excesso de calagem pode diminuir a disponibilidade de micronutrientes como cobre, manganês, ferro e zinco, podendo assim, ocasionar baixas taxas de absorção dos mesmos pelas raízes, afetando drasticamente o desenvolvimento da cultura e consequentemente a produtividade.
É por isso que a adubação foliar é utilizada associada à aplicação via solo, contribuindo para complementar a demanda de nutrientes. E dessa forma, aumentando o potencial produtivo das culturas.
Importância dos Fertilizantes Foliares
Rápida absorção de nutrientes
As aplicações foliares são eficientes às plantas porque, além da absorção pelos estômatos (estruturas responsáveis pela entrada de CO2 e saída de H2O), recentemente foram descobertos poros hidrofílicos na parte externa da parede celular das células epidérmicas, denominados ectodesmatas, permeáveis aos fertilizantes líquidos aplicados às mesmas, ficando prontamente disponíveis para serem utilizados pela planta.
Fornecimento de nutrientes durante períodos de estresse hídrico
Quando os cultivos agrícolas enfrentam períodos de seca, as raízes não conseguem absorver nutrientes do solo. A escassez de água no solo afeta processos como solubilidade de nutrientes, baixa disponibilidade energética devido a falta de H2O, a qual é necessária à fotossíntese, dentre outros fatores. A absorção de nutrientes via foliar torna-se mais efetiva nestas condições.
Fornecimento de compostos bioestimulantes
Fertilizantes foliares podem conter compostos que estimulam o crescimento da planta, como fito-hormônios de crescimento que estimulam a divisão celular, resultando em incrementos no tamanho dos órgãos vegetais (raízes, caules, folhas, flores, frutos, sementes), podendo assim aumentar o potencial produtivo das culturas.
Fornecimento de compostos indutores de resistência
Fertilizantes foliares podem ser formulados com compostos que induzem a resistência vegetal a estresses climáticos e patogênicos, como a presença de polióis (manitol, sorbitol…) e aminoácidos específicos (prolina, fenilalanina, tirosina dentre outros) aumentando a capacidade de adaptação a estes intempéries.
E quando o assunto é fertilizantes com qualidade, você já sabe que pode contar com a
Biosul Fertilizantes.