A citricultura requer alguns cuidados especiais, principalmente no tocante ao controle de pragas nesse tipo de cultivo.
Entendendo a citricultura
A citricultura consiste no cultivo de frutas cítricas, como laranja e limão, por exemplo. Esse tipo de cultivo requer cuidados específicos no quesito controle de pragas.
Conhecer quais são as principais pragas da citricultura é uma maneira importante de atuar preventivamente e também no combate a essas pragas.
Sempre com o objetivo de proteger o cultivo e evitar que a produção seja negativamente impactada pela presença de pragas na sua plantação.
Principais pragas da citricultura
Saber identificar qual praga está atingindo seus cultivos é importante para controlar os danos. Garantindo os cuidados adequados para que a safra não seja perdida.
Por isso mesmo, separamos algumas informações sobre as principais pragas da citricultura, confira!
1. Ácaro de falsa ferrugem
Essa é uma das pragas mais frequentes da citricultura, sendo mais incidente conforme ocorre o aumento da umidade do ar, ou seja, geralmente no florescimento das plantas.
Nesse caso, é comum encontrar a praga em folhas novas e frutos em formação.
É possível identificar essa praga ao perceber folhas com manchas escuras em formato irregular ou frutos com coloração escura, parecendo ferrugem.
2. Mosca das frutas
A mosca das frutas é um tipo de praga que provoca grandes prejuízos. Podendo chegar a um prejuízo de até 50% da safra somente por causa desse tipo de praga.
Você pode identificar esse tipo de praga pela alteração provocada por ela nos frutos.
Isso, pois a coloração do fruto fica marrom ao redor do orifício causado pela mosca. E em geral, ocorre o apodrecimento desses orifícios o que resulta na queda do fruto.
3. Cigarrinha
A cigarrinha é um tipo de inseto que suga e se alimenta da seiva das plantas. O grande problema é que esse inseto transmite a doença Clorose Variegada dos Citros (CVC).
Essa doença afeta as variedades comerciais de laranja doce. É possível perceber a praga quando manchas pequenas e amareladas surgem na superfície de cima das folhas.
Outro sinal são os frutos endurecidos, pequenos e com amadurecimento precoce, sendo impróprio para a comercialização.
4. Psilídeo Diaphorina citri
Os psilídeos se alimentam da seiva de todas as variedades de citros, sendo também um transmissor de bactéria causadora do greening.
Que atualmente é a doença de maior impacto econômico na citricultura em nível mundial. Portanto, é preciso controlar a presença dos psilídeos na plantação.
Os sintomas da doença são mais evidentes durante o final do verão e início da primavera, causando amarelamento de folhas jovens.
As folhas afetadas costumam apresentar queda. E os frutos apresentam amadurecimento precoce e se tornam assimétricos.
Cuidados no controle de pragas da citricultura
É fundamental que o uso de equipamentos e produtos seja adequado e de boa procedência na hora de lidar com pragas em sua plantação.
Utilizar inseticidas de boa qualidade e com os equipamentos corretos para a aplicação garante a máxima eficiência na erradicação de pragas.
Evitando que essas pragas de citricultura afetem diretamente a produtividade de sua safra.
E quando o assunto são insumos de qualidade para cuidar da sua plantação, você já sabe que pode contar com a
Biosul.
Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal