Os fertilizantes minerais são usados para aumentar o estado nutricional das plantas e/ou estimular o crescimento e fortalecer os sistemas de defesa das mesmas, contribuindo para um aumento na produtividade a cada safra.
O que são fertilizantes minerais?
Os fertilizantes minerais são compostos por macro e micronutrientes. Favorecendo assim, o aumento da produtividade e maior capacidade de adaptação a situações de estresses climáticos e/ou patogênicos.
O correto é usar o fertilizante de acordo com análises prévias de solo e/ou foliar, além de consultar o rótulo de seu fabricante. O uso de fertilizante mineral é indicado para todas as culturas de acordo com suas necessidades.
Como se dá o processo de produção de fertilizantes?
Atualmente, temos 3 tipos que se destacam entre os fertilizantes minerais, são os fosfatados, nitrogenados e potássicos.
Os fosfatados possuem como matéria-prima o enxofre e a rocha fosfática, que é extraída por mineração e tratada com ácido sulfúrico para formar o fertilizante.
Os nitrogenados possuem o nitrogênio como principal componente. Sua fabricação se dá pela amônia anidra.
E os potássicos são fertilizantes obtidos através de minerais como a silvita e carnalita, que apresentam alto teor de potássio. O processo de obtenção desse fertilizante não requer ácidos fortes ou tratamento com calor, por isso, sua produção é mais em conta.
É importante que seja escolhido o tipo de fertilizante mineral adequado para sua safra, de acordo com a demanda de sua plantação.
Não se deixe influenciar meramente pelo preço de cada tipo de fertilizante. Afinal, essa é uma tentativa de economizar que pode custar mais caro que parece.
Uma vez que, o uso inadequado de fertilizantes fará com que sua plantação não atinja o objetivo desejado.
Os fertilizantes minerais são essenciais para a produtividade
Atualmente, o Brasil é um país que a cada ano bate recordes de produção no campo. E isso não seria possível sem o uso de fertilizantes minerais.
Usar fertilizantes de boa procedência como os oferecidos na
Biosul, é fundamental para que a produtividade seja positivamente impactada pelos resultados do fertilizante.
Afinal, quando a planta está bem nutrida, é natural que seus resultados sejam melhores. O que permite que, utilizando a mesma área de cultivo, seja possível obter mais produtividade que nas últimas safras.
Os fertilizantes minerais quando são utilizados de forma contextualizada, de acordo com a real necessidade da planta, conseguem aumentar potencialmente seus resultados a cada safra.
Por isso, o ideal é sempre utilizar fertilizantes de boa qualidade e que sejam compatíveis com a necessidade de cada safra.
O uso consciente é responsável por gerar economia nos custos da safra, além de ser útil para trazer reais benefícios para a plantação.
O ideal é que exista um acompanhamento especializado para a obtenção de resultados com o uso de fertilizantes minerais.
Quais são os desafios ambientais da utilização de fertilizantes?
Utilizar fertilizantes minerais ou de outro tipo, requer consciência e entendimento sobre os aspectos ambientais envolvidos nesse uso.
Afinal, todo o processo de produção dos fertilizantes e também de uso desses produtos no solo requer cuidados.
Com o objetivo de respeitar as Leis vigentes no país. Bem como, reduzir os danos causados pelos produtos químicos ao meio ambiente.
O ideal é que ocorra um uso consciente, sem desperdício e respeitando a necessidade de sua safra. De modo que, esse uso consciente seja útil para reduzir os danos ambientais da produção e utilização de fertilizantes.
Uma vez que, todo o processo de produção de fertilizantes desencadeia em resíduos e impactos ambientais.
Por isso, o uso consciente é importante para evitar desperdício. Além disso, o uso de fertilizantes de procedência confiável é interessante por haver um cuidado na produção de seu fertilizante.
As empresas sérias que trabalham com esse tipo de insumo agrícola respeitam as Leis com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pela produção desses fertilizantes.