A tecnologia 5G representa a possibilidade de aumento na competitividade da agricultura brasileira. Uma vez que, poderá trazer mais eficiência, redução de custos e aumento da produtividade no campo.
O que é a tecnologia 5G?
A tecnologia 5G opera em espectro de rede de baixa frequência, na faixa de 700 mega-hertz (MHz).
Com isso, o esperado é que ela possa melhorar a cobertura das áreas rurais, permitindo uma comunicação mais ágil e eficiente.
Segundo a Anatel, 89,2% da população brasileira já pode usufruir da tecnologia 4G, entretanto, a cobertura de qualidade está concentrada em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
O edital 5G, prevê que 8 mil locais que ainda não possuem acesso à rede, possam passar a usar internet, a qual terá melhor qualidade que o serviço atual.
Portanto, a cobertura é muito mais ampla, aumentando a conectividade no campo e em regiões onde não existe sinal.
Tecnologia 5G: automação e robotização
A tecnologia 5G marca uma nova era em todo o mundo, possibilitando o uso de sistemas automatizados e maior presença de robôs no cotidiano.
Tendo em vista que, a qualidade de sinal e agilidade na transmissão de dados, permite que esses equipamentos funcionem da melhor forma possível, otimizando a comunicação e possibilitando resultados muito interessantes para o cotidiano nas cidades e nas áreas rurais.
A tecnologia aumenta a competitividade e a capacidade produtiva no Brasil.
Uma vez que, levará informação precisa para quem vive no campo e precisa de dados consistentes para atuar de forma adequada em relação ao plantio.
Um exemplo muito simples é que, ao utilizar tecnologia no campo o produtor tem condições de analisar a previsão do tempo com dados mais precisos.
Podendo utilizar essas informações em prol de escolher o melhor momento para o cultivo.
Outra possibilidade é usar automação em todo o sistema de irrigação, sem que isso represente um alto custo.
Desta forma, a utilização de novas tecnologias no campo permite maior precisão na tomada de decisões, sem que isso resulte em aumento de custos ou necessidade de altos investimentos.
Conectividade no campo: cenário atual
A conectividade no campo não é uma realidade atualmente. No ano de 2020, apenas 23% do território agrícola brasileiro obtinha algum nível de conectividade.
Portanto, a situação é preocupante e vem sendo estudada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Para nos manter otimistas, os especialistas já sabem a importância de desenvolver ferramentas digitais que possam otimizar a produção nacional.
Usando sistemas, softwares e serviços que possibilitem um melhor controle da produção, para potencializar a capacidade do solo.
Vale ressaltar que o Brasil é uma grande potência mundial na produção de alimentos. Entretanto, a falta de conectividade limita os agricultores em relação às possibilidades de otimização de recursos e melhoria da produtividade.
Problema que tende a ser resolvido quando a conectividade for melhorada, pela ampliação da rede em todo o país, distribuindo sinal 5G de qualidade nas regiões agrícolas.
Como as tecnologias aumentam a capacidade produtiva nacional?
Atualmente, o cenário de distribuição do 4G é bastante desigual. Algo que será corrigido pela tecnologia 5G, levando maior conectividade para o campo.
De modo que, a internet de boa qualidade não esteja concentrada apenas em 3 estados.
Ao distribuir rede com conexão de qualidade para o país inteiro, todos os agricultores serão beneficiados pela possibilidade de usar novas tecnologias.
O que é importante para que esse universo de novas informações e possibilidades traga resultados significativos na produção.
Quando o produtor tem acesso a dados, aplicativos e pode conectar toda a propriedade, se torna natural que essas informações sejam usadas a favor da melhora na produção.
Os dados provenientes de sistemas de automação e softwares, ajudam o agricultor a otimizar a gestão de sua produção.
Permitindo assim, que os custos sejam minimizados e a produtividade elevada, potencializando os resultados nacionais na exportação de produtos agrícolas.
Esse tipo de cenário positivo para o agricultor, gera emprego e renda em todo o país. Além de aumentar a disponibilidade de alimentos de qualidade na mesa dos brasileiros.
A
Biosul já aposta em tecnologia para produzir os insumos que ajudam agricultores em todo o país. E por isso, acreditamos que a ampliação do acesso à tecnologia será benéfica para todo o setor.