abril 2021
Conteúdo Técnico
Tecnologias para a fertirrigação
Compartilhe essa matéria:
As tecnologias para a fertirrigação estão cada vez mais interessantes para o homem do campo.
A inteligência dessas tecnologias tem levado maior facilidade para o processo de fertirrigação que passa a ser controlado em poucos cliques.
Tecnologias para a fertirrigação avançam nos últimos anos
Ao longo dos últimos anos, uma das áreas mais estudadas na agricultura é a automação. Afinal, automatizar processos no campo é uma forma útil de diminuir o desperdício de insumos e de mão de obra.
Contribuindo para a potencialização dos lucros e aumento da capacidade produtiva. A fertirrigação é uma das áreas que mais tem sofrido atualizações.
Graças às novas tecnologias para a fertirrigação, é possível programar toda a utilização de fertilizantes durante a irrigação, usando apenas alguns cliques. E isso pode ser feito pelo agricultor, dentro de seu escritório.
Dessa forma, é possível ter um cultivo eficaz, com minimização de custos na compra de insumos de boa qualidade. Afinal, não haverá uma taxa de desperdício considerável.
Ainda, será possível atuar em toda a propriedade, sem contar com muita mão de obra. Ou seja, a tecnologia facilita o cotidiano no campo enquanto atua reduzindo os custos de cada safra.
Softwares para a gestão da fertirrigação
É interessante destacar que, atualmente, é possível utilizar softwares para a fertirrigação. De modo que, todo o sistema automatizado seja prático de usar, gerando economia e otimização de tempo.
Ao optar por um software para controlar o sistema de fertirrigação, é possível diminuir a mão de obra que trabalha em sua propriedade.
Bem como, todos os recursos são otimizados no processo. A fertirrigação é capaz de gerar muitos benefícios para o agricultor, como:
· A distribuição dos nutrientes é mais homogênea;
· Os custos com mão de obra e maquinário são reduzidos;
· Danos ao solo são minimizados por causa da não utilização de máquinas pesadas;
· O fertilizante poderá ser aplicado em qualquer ciclo da lavoura independentemente do clima;
· A fertilização se torna mais efetiva, devido à maior facilidade de aplicação do fertilizante;
· Ocorre redução nas perdas do nitrogênio aplicado;
· O método economiza até 30% do consumo de água, evitando desperdício.
Portanto, todos os agricultores tendem a se beneficiar da fertirrigação. Sendo uma tecnologia de automação muito importante para a rotina no campo.
Desta forma, é mais ecológico, aumenta a lucratividade e a capacidade de produção na mesma área. Tendo em vista que, sua utilização é capaz de nutrir o solo com maior qualidade e menos desperdício.
Novas tecnologias para a fertirrigação minimizam custos a longo prazo
Obviamente, adotar novas tecnologias para a rotina no campo apresenta um custo inicial. Isso porque é preciso instalar sistemas de irrigação automatizados, adquirir licenças de softwares e até mesmo aprender a usar.
Entretanto, após essa aquisição inicial, os benefícios de curto e longo prazo começam a se apresentar, trazendo redução nos custos.
De imediato, já é possível irrigar toda a área sem que seja necessário contar com maquinário pesado ou mão de obra para tal.
Além disso, no longo prazo a tecnologia auxilia na redução de desperdícios de insumos, bem como, otimiza a capacidade produtiva.
Aspectos que são úteis para que toda a cadeia de cultivo seja otimizada, reduzindo o custo e potencializando os resultados.
Por tudo isso, utilizar novas tecnologias na agricultura, é uma saída inteligente para otimizar os recursos naturais e seu próprio orçamento.
As novas tecnologias reduzem o impacto ambiental da agricultura
Um aspecto muito relevante que comumente é ignorado, é que as novas tecnologias auxiliam a manter a agricultura mais sustentável.
O que é importante para aproximar o setor daqueles clientes que são mais exigentes e exigem que seus produtores sejam mais sustentáveis.
Esse tipo de investimento, portanto, reduz o consumo de água e minimiza a erosão do solo. O que é positivo para o agricultor e para o planeta.
Sendo também um argumento útil nas negociações do agricultor.
Tendo em vista que, o cultivo mais sustentável é importante para que grandes empresas que se preocupam com a sustentabilidade fechem negócio com o agricultor como fornecedor.
As tecnologias para a fertirrigação já fazem parte do cotidiano de muitos agricultores, sendo um objeto de desejo daqueles que ainda estão em planejamento para instalação.
Leia também